Pioneiro no jornalismo digital em Goiás!

Quarta-feira, 20 de Maio de 2026

Política

SENADO 2026: A DISPUTA MAIS ACIRRADA DA POLÍTICA GOIANA JÁ COMEÇOU

A segunda vaga permanece completamente aberta

Divino do Ajax
Por Divino do Ajax
SENADO 2026: A DISPUTA MAIS ACIRRADA DA POLÍTICA GOIANA JÁ COMEÇOU
Da redação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A corrida pelas duas vagas ao Senado Federal em Goiás promete ser uma das disputas mais movimentadas e estratégicas das eleições de 2026. Com nomes de peso, diferentes correntes ideológicas e forte influência do cenário nacional, o tabuleiro político goiano já começou a se desenhar muito antes do período eleitoral.

Entre os nomes mais comentados aparecem Gracinha Caiado, Zacharias Calil, Gustavo Gayer, Vanderlan Cardoso, Alexandre Baldy, Humberto Teófilo, Oséias Varão e Luis Cesar Bueno, além de outros pré-candidatos que começam a ocupar espaço nos bastidores. 

A disputa possui uma característica importante: serão duas vagas em jogo, o que amplia alianças, composições e estratégias eleitorais. 

Leia Também:

Em muitos casos, o eleitor tende a dividir os votos entre perfis diferentes, fator que torna a eleição ainda mais imprevisível. Hoje, o nome que aparece com maior força nas pesquisas é o de Gracinha Caiado, impulsionada pelo legado político e administrativo do grupo liderado por Ronaldo Caiado e pela forte presença dos programas sociais no interior do estado. 

A segunda vaga, porém, permanece completamente aberta

Nesse cenário, Vanderlan Cardoso tenta usar a força do mandato, a presença municipalista e a relação com os prefeitos para consolidar espaço. Já Zacharias Calil aposta na imagem técnica, no prestígio profissional e na baixa rejeição política. 

Pela direita conservadora e bolsonarista, Gustavo Gayer aparece como um dos nomes mais competitivos nas redes sociais e junto ao eleitorado ideológico. Delegado Humberto Teófilo e Oséias Varão também disputam espaço no campo conservador, podendo fragmentar votos desse segmento. Alexandre Baldy, por sua vez, trabalha nos bastidores com perfil articulador, boa relação institucional e trânsito político em diferentes grupos. Seu nome é visto como alternativa de composição dentro da base governista. 

O que mais chama atenção neste momento é que a eleição para o Senado tende a funcionar como um reflexo direto da disputa nacional entre direita, Centrão e grupos moderados. Goiás continua sendo um estado majoritariamente conservador, mas o eleitorado também demonstra forte influência do municipalismo, das lideranças regionais e da capacidade de articulação política.

Com muitos nomes competitivos e apenas duas vagas disponíveis, a tendência é de uma campanha intensa, polarizada e marcada por fortes articulações políticas nos bastidores.

Em Goiás, a disputa pelo Senado já começou — e promete ser uma das mais importantes da história recente do estado.

FONTE/CRÉDITOS: Coluna Prosa com Ajax
Comentários:
Divino do Ajax

Publicado por:

Divino do Ajax

Jornalista e Cronista Esportivo, atuante no esporte e política aparecidense há mais de 30 anos. Entusiasta e fomentador da iniciação esportiva e alto rendimento em Aparecida e demais cidades do Estado de Goiás.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )