Jornalismo com Credibilidade

Sexta-feira, 08 de Novembro de 2024
ALEGO-GO
ALEGO-GO

Últimas Notícias Política

Advogada de Aparecida é eleita vereadora na Bahia 

Elen Ramalho morou e cresceu no setor Colina Azul.

Advogada de Aparecida é eleita vereadora na Bahia 
Reprodução redes sociais
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Elen Ramalho da Silva foi eleita pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) com 502 votos. Advogada e especialista na área previdenciária, ela morou desde criança no setor Colina Azul, em Aparecida de Goiânia, local que passou pelo colégio administrado pela Igreja católica, Dom Fernando, e posteriormente pelo Colégio Estadual Colina Azul, unidade que atualmente é administrada pela Polícia Militar. De família humilde, a mais nova vereadora, que tem como missão representar as mulheres no interior baiano, ingressou no curso de direito aos 16 anos, momento que enfrentou diversas dificuldades na busca pela realização do sonho.

Dra. Elen Ramalho ao lado do esposo Douglas Dilman

“As pessoas falavam que eu tinha perfil político, inclusive, um amigo que trabalhava no fórum, José Luiz, já falecido. A situação foi ganhando corpo quando passei a ser citada em pesquisas independentes, realizadas para sondar o cenário político na cidade”, pontuou ao Jornal Goiás em Foco a jovem doutora, que relatou que entrou para a disputa não para compor chapa, mas para fazer a diferença para os santanenses.  

Leia Também:

Município de Santana  

O município de Santana, no Estado da Bahia, foi fundado em 1760, mas emancipado em 1890, passando a ser uma cidade promissora no interior baiano, através do crescimento populacional que de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 26 617. O município que faz divisa com as cidades de Malhada de Pedras, Guajeru e Presidente Jânio Quadros, conta com 11 parlamentares, que devem fiscalizar e elaborar projetos que passarão pelas mãos do chefe do executivo municipal, José Raul, do Movimento Democrático Brasileiro-MDB.
“Não entrei para a política apenas para cumprir a cota eleitoral determinada pela legislação, entrei para fazer a diferença, exercer a real função de uma vereadora”, finalizou ao JGF  a filha de Elenice Maria e Waldir Ramalho, ambos moradores do setor Colina Azul, em Aparecida.  

Mulheres na política 

A mulher passou a ter direito de votar em 24 de fevereiro de 1932, durante a gestão do então presidente responsável pela revolução de 30, Getúlio Vargas, através de um decreto que também criou a Justiça Eleitoral. O primeiro voto aconteceu em 1933, quando houve uma eleição para votar uma nova constituição, que entrou em vigor no ano seguinte. De lá para cá, as mulheres passaram a ter mais voz e vez nas decisões políticas do país, mesmo ainda sofrendo diversas retaliações e preconceitos, que passaram a não ser tolerados nos últimos anos. A partir do dia 1º de Janeiro de 2025, Elen, que é mãe da adolescente Geovana Ramalho, e esposa do odontólogo e agropecuarista Douglas Dilman, vai assumir um novo compromisso, que vai um pouco mais além dos tribunais de justiça frequentados rotineiramente. Ela vai representar um povo carente de políticas públicas, que depositaram 502 vezes, a esperança de dias melhores.  

FONTE/CRÉDITOS: Jornalista Brunno Moreira ®0004120-GO
Comentários:
Governo do Estado
Governo do Estado

Veja também

X BacanK
X BacanK

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )