Educação é uma das prioridades do candidato à prefeitura de Aparecida de Goiânia, Professor Alcides (PL). Além do ensino infantil, fundamental e médio, ele também promete um olhar especial para o ensino superior, com a oferta de 2 mil bolsas universitárias integrais ao longo de 4 anos.
Atualmente, a cidade recebe cerca de 250 bolsas do governo estadual, que podem ser parciais ou integrais. A proposta de Alcides é oferecer um benefício municipal que cubra 100% das despesas, eliminando a contrapartida financeira.
“Serão todas bolsas integrais para que o jovem não precise pagar nada. Muitos, mesmo com bolsa parcial, desistem, pois não conseguem pagar a contrapartida. A nossa única exigência será que ele estude para ser aprovado em todos os semestres", afirmou o candidato em entrevista ao portal Arena de Notícias.
Déficit
Professor Alcides também tem como meta zerar o déficit de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) em até dois anos. Hoje, Aparecida de Goiânia conta com um déficit de mais de 9 mil vagas, e a construção de 40 novas unidades é uma das soluções apresentadas, além da ampliação da rede conveniada. A previsão é construir até 20 unidades nos primeiros anos de governo e outras 20 no ano seguinte.
“É possível entregar um CMEI em 42 dias. Faremos a licitação para a construção e para os equipamentos concomitantemente”, explicou. O candidato também planeja adequações nos CMEIs existentes, onde for possível, para ampliar rapidamente o número de vagas. Ele citou o American Park e o Cruzeiro do Sul como exemplos de locais que podem receber até 100 alunos a mais cada.
“CMEI não é só problema escolar, é social. Sem isso, a mãe não tem com quem deixar o filho e nem trabalhar", destacou.
Além disso, Professor Alcides quer transformar as escolas municipais em tempo integral, estendendo o horário até as 17h, com alimentação e atividades multidisciplinares para incentivar a permanência dos estudantes.
Valorização
O candidato do PL também garantiu que, caso seja eleito, respeitará os pisos salariais e os reajustes na data-base de todos os servidores municipais, sejam concursados ou comissionados. “Vamos respeitar todos os pisos salariais e dar os reajustes na data-base, conforme manda a lei”, afirmou.
Professor Alcides enfatiza que todo o funcionalismo do município será valorizado, mas ressalta que o compromisso com o serviço público também exige dedicação e "amor" pelos moradores de Aparecida. “Afinal, o salário do servidor é pago pelo cidadão”, concluiu.
Comentários: