Jornal Goiás Em Foco - O Jornal Digital de Goiás

Quinta, 27 de janeiro de 2022
MENU

Últimas Notícias

Aparecida chega a 58 anos de emancipação política

Em 58 anos, o número de bairros em Aparecida cresceu nada menos do que 13 vezes, passando de 23 setores, no ano da emancipação, para 305 bairros

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Enquanto deputado estadual, Iris Rezende atuou em prol da lei que criou o município em 14 de novembro de 1963; com 601 mil moradores, Aparecida se tornou cidade modelo em qualidade de vida.

Aparecida festejará o centenário em 2022, mas antes disso tem um importante marco para comemorar neste ano. É o seu aniversário de 58 anos de emancipação política, que é comemorado neste domingo, 14 de novembro. A cidade hoje considerada pujante, inteligente, integrada, universitária, industrial e atraente, com praças e avenidas sempre floridas, passou por forte transformação ao longo dessas cinco décadas. E, para a atual gestão municipal, a emancipação política foi um dos principais atos do poder público que fomentaram o progresso de Aparecida.

 

 

Em 58 anos, o número de bairros em Aparecida cresceu nada menos do que 13 vezes, passando de 23 setores, no ano da emancipação, para 305 bairros na atualidade. Emancipação política é sinônimo de autonomia. Foi isso o que a cidade conquistou, em 1963, quando a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) sancionou a Lei nº 4.927, que emancipou o então Distrito de Goialândia, criando o município de Aparecida de Goiânia. A cidade garantiu aí, por exemplo, a liberdade para se autogerir e criar as próprias leis.

Além dos moradores pioneiros que clamaram pela emancipação, também foi determinante para a criação do município a atuação dos então deputados Iris Rezende e Olinto Meirelles. Eles ficaram marcados na história da cidade pela iniciativa de propor e articular, na Alego, a aprovação da lei que emancipava o município de Aparecida.

Fonte/Créditos: Jornal Goiás em Foco

Créditos (Imagem de capa): reprodução

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!