Moradores dos setores Colina Azul, Cidade Livre, Setor dos Estados, Jardim Riviera, Comendador Walmor, Rio Vermelho e Virgínia Park, procuraram nossa equipa na manhã desta sexta-feira (17), para relatarem que vão abrir uma ação coletiva em desfavor da empresa de Saneamento de Goiás-Saneago, pelas constantes interrupções no abastecimento de água dessas regiões. Segundo os reclamantes, rompimentos de uma adutora entre os setores Comendador Walmor e Independência Mansões, já virou “novela”, com direito a notas repetidas por parte do órgão.
Centenas de famílias mais uma vez amanheceram nesta sexta-feira sem nenhum pingo d'água nas torneiras, dificultando os afazeres domésticos, incluindo limpeza de casa, preparação de crianças para irem à escola, como também o manuseio de alimentos: “a situação é grave, as constantes interrupções tem afetado diretamente a população. É preciso solucionar de vez a questão da tal adutora, até mesmo pelo fato que não temos nenhum ressarcimento na fatura, por conta dos prejuízos ocasionados pela falta d'água ”, destacou ao Jornal Goiás em Foco a diarista, Cida Alves.
Representantes dos setores afetados estão organizando uma caravana com destino ao Ministério Público Estadual, que pode resultar em uma ação coletiva para o ressarcimento de danos, principalmente ao comércio, por parte das falhas no sistema de distribuição: “tenho o meu estúdio de beleza e por diversa vezes no mês, é preciso cancelar agendamentos por conta da falta d'água no setor, virou palhaçada”, relatou ao GF com a fatura na mão, a comerciante Andressa Lima.
Tempo seco piora situação
Conforme relatos de moradores que estão com as torneiras secas desde a manhã de hoje, o intenso calor que atinge Aparecida de Goiânia dificulta mais ainda a situação, impossibilitando banhos e higienização dos imóveis por conta do uso comedido para suprir as necessidades básicas. Situação diferente para aqueles que não possuem reservatórios para o acúmulo de água: “estou pensando em reativar minha cisterna, é mais viável e digno do que os serviços que vêm sendo prestados pela Saneago. Estou com uma pilha de vasilhas sujas da janta de ontem, aguardando para serem lavadas; o mau-cheiro na cozinha é forte por conta de restos de comidas que já estão azedas. Cadê nossos vereadores, representantes da região? Não podemos ficar assim, é desumano”, finalizou ao Jornal Goiás em Foco, a mãe atípica Solange Mesquita.
Abastecimento
Parte do abastecimento de Aparecida de Goiânia vem do Ribeirão Lajes, oriundo de um dos maiores reservatórios aquíferos da região- Serra das Areias, portanto, o sistema de captação e distribuição de água potável para a cidade é considerado deficiente, ocasionando em inúmeras interrupções e prejuízos a moradores e comerciantes, que já pensam em abandonar a região caso as autoridades não tomem providências. Os constantes estouros, ou seja, rompimentos da adutora, além de prejuízos nos afazeres domésticos e comerciais, tem causado inúmeros acidentes através da queda de veículos de passeio e até ônibus do transporte coletivo.
Comentários: