A polícia está de olho nas bicicletas motorizadas que transitam pelas ruas de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital, causando perturbação do sossego por conta dos escapes adulterados. Contrariando o Código de Trânsito Brasileiro, crianças, adolescentes e até adultos, compram motores e demais acessórios para equipar bicicletas tradicionais, colocando-as, similares a pequenas motocicletas que alcançam aproximadamente 70 km/h.
Além da poluição sonora, os veículos sem nenhuma sinalização são pilotados com ausência de capacetes, roupas adequadas e desrespeitam sinalizações horizontais e verticais das vias. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro-CTB, só é considerada uma bicicleta elétrica, aquela que a tração é revezada entre o motor e pedal, no caso das equipadas através da compra de acessórios via sites coletivos, são consideradas ciclomotores, tendo que seguir todas as normas estabelecidas pela legislação brasileira, inclusive Carteira Nacional de Habilitação- CNH, categoria ACC.
Vale lembrar, que a perturbação do sossego oriunda de veículos com sistema de descarga adulterado, é considerado uma contravenção penal, conforme o artigo 42 do Código Penal Brasileiro, podendo levar a apreensão do veículo e responsabilização de seus respectivos proprietários, caso menores de idade, as sanções são impostas aos pais ou responsáveis.
Comentários: