Pioneiro no jornalismo digital em Goiás!

Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025
X BacanK
X BacanK

Últimas Notícias Giro de Notícias

Idosa é encontrada amarrada e com sede em Goiânia

Filho e neta são investigados por maus-tratos.

Idosa é encontrada amarrada e com sede em Goiânia
PC-GO
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (DEAI) de Goiânia – 1ª DRP, deflagrou na última quarta-feira (9), a II fase da Operação Indignus, no Bairro Jardim Cerrado X, e prendeu em flagrante um homem, de 51 anos, pelos delitos de maus-tratos e abandono de incapaz qualificados pela lesão grave, praticados contra sua mãe, uma idosa de 78 anos.

A ação foi desencadeada após notícia anônima dando conta que a vítima estava em sua residência há mais de dois meses, sem receber alimentação e tratamentos médicos especializados, estando completamente abandonada pelo filho, que a deixava sozinha o dia todo.

Feita pesquisa no sistema de informações da PCGO, constatou-se que já existiu notificação do Serviço Social do Hospital Célia Câmara, integrante da rede de proteção, informando que a idosa havia sido internada no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira com sinais evidentes de desnutrição, infecção e higiene precária, onde ficou por mais de um ano sem receber a visita do filho, que mesmo com alta hospitalar não foi buscá-la.

Leia Também:

A equipe da DEAI iniciou diligência para averiguação das condições de vida da idosa, que já possuía registros anteriores na unidade. Após dificuldades em localizar o atual endereço do responsável – que mudou-se sem informar novo endereço – a localização foi identificada por meio do sistema de transporte ambulatorial.

No novo endereço, após diligências no condomínio, a equipe encontrou a idosa sozinha, trancada, amarrada à cama, despida, desidratada, com fralda saturada e colchão encharcado de urina. A residência apresentava temperatura elevada e falta de ventilação, além de indícios claros de negligência e sofrimento.

A entrada no imóvel só foi possível com o auxílio de uma vizinha, que pulou a janela para liberar o acesso. No interior do local, foi localizada a neta da idosa, de 19 anos, que estava dormindo, não obstante ser mais de onze horas da manhã, alegando não ter escutado os chamados da equipe.

Foi constatada a ausência de alimentação enteral e sinais de sede intensa, sendo impossível determinar quando a idosa havia se alimentado pela última vez.

Diante da gravidade da situação, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e realizou o transporte imediato da vítima. No momento do atendimento, a idosa apresentava pressão arterial de 7×5 mmHg e saturação de oxigênio de 87%, com grande dificuldade para aferição devido ao seu estado clínico crítico, sendo internada em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Urgência de Goiânia.

Após a lavratura do auto de prisão em flagrante delito, o caso foi encaminhado à rede de proteção e ao Ministério Público para as devidas providências legais, incluindo responsabilização dos envolvidos e aplicação de medidas protetivas.

A PCGO reforça a importância da denúncia e do trabalho conjunto da rede de proteção no combate à violência e negligência contra pessoas idosas. A omissão de cuidados é uma forma grave de violação de direitos humanos.

FONTE/CRÉDITOS: Jornalista Brunno Moreira
Comentários:
DFGFDGFDG
DFGFDGFDG

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )