Jornal Goiás Em Foco - O Jornal Digital de Goiás

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
X Bacana
X Bacana

Últimas Notícias Últimas Notícias

Urgente: Justiça proíbe fechamento de Cidades em Goiás

Medidas não podem ferir o direito de ir e vir previstos na constituição federal.

Urgente: Justiça proíbe fechamento de Cidades em Goiás
Photo:Reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ministério Público de Goiás proibiu o fechamento de municípios em Goiás por causa da Pandemia causada pelo novo vírus Covid-19. De acordo com o Ministério Público, fechar entradas de cidades fere a constituição federal em pontos referentes ao direito de ir e vir. Atualmente várias cidades adotaram pelo fechamento, obstruindo as rodovias com barras e tubos de concreto, barreiras militares, proibindo em muita das vezes até a entrada de veículos com insumos considerados essenciais.

A Cidade de Pirenópolis, Caldas Novas, Itumbiara, Niquelândia, entre várias outras, permanecem com suas entradas restritas somente para moradores e parentes próximos. O que vem dividindo opiniões.

No artigo 5º da Constituição Federal destaca que é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, entra, permanecer ou sair com seus bens.

Leia Também:

Mas ainda dentro do artigo, fala a respeito de situações atípicas. Caso seja decretado Estado de Sítio (Art. 137, CF), como em casos de guerra. Durante esse período, o Artigo 139 (CF) diz que o Presidente pode “obrigar a permanência (das pessoas) em localidades determinadas” (inciso I) e também “suspender a liberdade de reunião” (inciso IV), que são formas de impedir a livre mobilidade dos civis em momentos de emergência nacional.

 

Repórter Brunno Moreira

FONTE/CRÉDITOS: Jornal Goiás em Foco
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )