Jornal Goiás Em Foco - O Jornal Digital de Goiás

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
X Bacana
X Bacana

Últimas Notícias Esporte

(SEMMA) Campanha visa redução de queimadas em vegetação no município de Aparecida de Goiânia

Vários focos de incêndios já foram registrados no município.

(SEMMA) Campanha visa redução de queimadas em vegetação no município de Aparecida de Goiânia
Photo;Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Lançada na manhã desta Segunda-Feira (22) no Parque Serra da Areia em Aparecia de Goiânia, uma campanha de conscientização contra as queimadas nas áreas de proteção ambiental do município.

A iniciativa partiu da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil, em parceria com a Brigada Anjos Verdes e Centro de Formação de Bombeiro Civil Brigada 49.

Com o tempo seco aumenta os registros de queimadas no município, sendo por ações criminosas, ou até mesmo por moradores vizinhos aos parques da cidade, que ateiam fogo em lixos, ou em lotes baldios tomados por matos e entulhos descartados de forma irregular. Com ventos fortes, as chamas atingem rapidamente as áreas de proteção ambiental, destruindo a vegetação e matando animais de várias espécies que habitam o local.

Leia Também:

Na última sexta-feira (19), um incêndio de grandes proporções atingiu a área do parque Serra da Areia (APA), destruindo grande parte da reserva. De acordo com relatos de moradores próximos, o incêndio pode ter sido provocado por ações de vândalos que frequentam a região: “Essas pessoas colocam fogo na vegetação, descartam lixos e entulhos, e até mesmo caçam os animais que habitam na reserva”. Relata Carlos Nogueira, morador vizinho da Serra da Areia em Aparecida de Goiânia.

Todos os anos o local sofre com a degradação por parte das ações humanas, destruindo um dos maiores reservatórios aquíferos da América Latina, responsável pelo abastecimento com água potável  grande parte  da cidade.

A campanha visa conscientizar a população para não utilizarem o fogo como ferramenta para limpeza de lotes baldios ou até mesmo dos quintais de suas residências, sendo que além de criarem grandes focos que causam destruições em reservas ambientais, os incêndios trazem prejuízos para a saúde da população, sendo que devido o tempo seco, a umidade do ar cai, causando diversas doenças respiratórias.

As Denúncias de crimes contra o meio ambiente, podem ser registradas através dos números (62) 3545-6024/3545-5866/ 98459-1661.

 

Jornal Goiás em Foco

FONTE/CRÉDITOS: Repórter Brunno Moreira
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )